LITERATURA
Informações sobre os ensaios periódicos de LGE
1 Ensaios periódicos
De acordo com a norma ABNT NBR 15511, item 7, todo LGE armazenado em tanques, viaturas, containers, carretas e bombonas está disponível no sistema de combate a incêndio e deve ser analisado periodicamente por meio de ensaio laboratorial (físico-químico) anual e ensaio de fogo a cada três anos.
Deve ser observado que não é a embalagem original e sua condição de armazenamento que determina a periodicidade dos ensaios, mas sim a disponibilidade do LGE para uso em emergências.
De acordo com a norma ABNT NBR 15511, item D.2: “O LGE deve possuir um relatório com os resultados dos ensaios laboratoriais iniciais (de referência) e dos ensaios de fogo.”
Ensaio inicial é aquele no qual o ensaio de fogo foi aprovado, comprovando o atendimento ao item 5.1 da norma (Desempenho), portanto o LGE pode ser utilizado para o combate a incêndio. Com o ensaio de fogo aprovado, as propriedades físico-químicas determinadas no ensaio laboratorial inicial são considerados valores de referência. Estes valores serão utilizados como referência nos ensaios laboratoriais periódicos futuros (Tabela D.1 da norma).
Após a realização do ensaio inicial, aplica-se a periodicidade de 12 meses para ensaio laboratorial e 36 meses para ensaio de fogo.
De acordo com a norma ABNT NBR 15511, item D.9: “O usuário deve manter em seu poder o histórico dos relatórios de ensaios, emitidos pelo laboratório competente. Este documento pode ser exigido pelo Corpo de Bombeiros, Prefeitura, companhia de seguro ou outras autoridades.”
2 Laboratório
De acordo com a norma ABNT NBR 15511, item D.1: "Os ensaios laboratoriais e de fogo requerem condições e equipamentos adequados e devem ser realizados por laboratório competente, conforme ABNT NBR ISO/IEC 17025."
A Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro é o único organismo de acreditação reconhecido pelo Governo Brasileiro, por força de lei, para atestar a competência de um laboratório conforme ABNT NBR ISO/IEC 17025, portanto o relatório de ensaio deve ser emitido por laboratório pertencente à RBLE – Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio, acreditado pela Cgcre para o escopo de ensaios de LGE.